19 de maio de 2009

Todos Pela educação!




Olá Amigos Leitores!


Sinceramente caro leitor ando muito preocupado como é conduzida educação aqui no Brasil.


Temos uma campanha que é divulgada por todos os meios de comunicação chamada de: “Todos pela Educação” “Movimento de diversos setores da sociedade que tem por objetivo efetivar o direito a educação de qualidade para todos e estabeleceu 5 metas que o Brasil deve alcançar até 2022”.


As metas são:


Meta 1. Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola.


Meta 2. Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos.


Meta 3. Todo aluno com aprendizado adequado à sua série.


Meta 4. Todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos.


Meta 5. Investimento em Educação ampliado e bem gerido.


O que vemos aqui é um jogo de mentiras e falcatruas, como? Onde e Porque? Veja só: A população brasileira esta estimada em 191 milhões de pessoas, segundo os dados do IBGE. Uma pesquisa realizada pelo MEC diz que: 14 milhões de brasileiros são analfabetos entre crianças, jovens e adultos. Infelizmente se continuarmos nesse ritmo vamos demorar décadas para erradicar o analfabetismo.


Então concluo que a campanha “Todos pela educação” é um fracasso porque as maioria dos jovens e crianças de 4 a 17 estão fora da escola por ter que trabalhar para ajudar em casa e também porque não existem vagas suficientes para atender as necessidades educacionais do jovem e da criança que procura a rede publica de ensino aqui no pais.


Quase 80% das crianças que saem da 1ª serie do ensino fundamental chegam a 2ª serie com muitas dificuldades na leitura e na escrita, digo isso porque já fui professor e sei bem como é frustrante ver esses pequenos sofrendo com a falta de interesse de alguns profissionais que se dizem PROFESSORES, não são todos mas os poucos que não estão por ai prejudicam as crianças e a educação.


A maioria dos jovens dessa geração não sabem interpretar um texto, nunca chegaram a ler Machado de Assis, Drummont, Fernando pessoa e outros autores que contribuem muito para o desenvolvimento intelectual. Muitos não sabem qual a função de um deputado, muitos não sabem absolutamente nada da história do Brasil. Segundo uma pesquisa feita pelo Jornal Folha de são Paulo, 60% dos jovens de classe media gastam mais com roupas do que com a seu desenvolvimento educacional.


As vezes me pergunto aonde vai parar a verba da educação, porque é fácil ir até a televisão e mostrar somente aquilo que é relevante para ALGUNS, e nós? Engolimos tudo e não fazemos nada, vá até a escola Osvaldo Aranha no bairro de Cidade Tiradentes- SP, a Escola é conhecida como Buracão, o desleixo impera naquela escola, cadeiras quebradas, refeições horríveis, uma direção despreocupada com a aprendizado do aluno, uma comunidade totalmente omissa a realidade em que vivem e por fim a falta de interesse dos alunos em querer algo melhor.


Eu não engulo essas coisas!


O Brasil não é um Pais de todos e nem todos estão ai pela educação.
Se todos tivessem idéia da importância da educação para sociedade teriamos um Brasil melhor. Émile Durkheim considerado o pai da Socióloga disse o seguinte sobre a educação: “A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto.”


Somos responsáveis e devemos agir!

"Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes".

Paulo Freire






Obrigado.

11 mentes (não) alienadas:

~ઇઉ иαтн ઇઉ~ disse...

Mto boom o Post ... em vez desses Politicos se preocuparem com o Brasil, soh se preocupam com eles mesmos .. ¬¬'

Jacque disse...

Todo o sistema educacional brasileiro é uma grande falha e uma grande mentira.... Todas as ações que o governo tem tomado são, além de ilusão, uma tentativa de melhorar os numeros do Brasil comparados aos dos países desenvolvidos, ou seja, não há um interesse verdadeiro na melhoria da vida das pessoas nem em dar-lhes o que é de direito!
Esse país tah caindu cada vez mais fundo... =/
,Bjaum

Beto Uchôa disse...

Para o governo quanto mais o povo for burro eh melhor, tomara que de certo e seja levado ao pé da letra essas metras neh mano.
Abraço

kbritovb disse...

Perfeita sua opinião cara
Sinceramente acho impossível alguem acertar esse país tem que ter muito peito pra encara toda a corrupção que sujou nossos poderes

Anônimo disse...

A educação é a base para uma sociedade melhor. Quanto mais pessoas analfabetas ou analfabetas funcionais pior a qualidade de vida do país. Seremos um país de terceiro mundo até o dia em que nóe eleitores fizermos nossa parte votando em pessoas que elevem o nível da educação.

*Teta de Nêga* disse...

Sem educação não existe progresso.

Unknown disse...

Cara você esta certo,você deve saber tanto quanto eu que os políticos não querem pessoas inteligentes porque se não eles tomam no... é mais fácil controlar um monte de povo sem educação do que pessoas com cabeça pra pensar...

Mas eu não dou até 2015 pro povo sofrer tanto que vai se levantar contra o governo.

guerra civil?talvez.

Unknown disse...

uma guerra da educação.

gostei desse nome

copyright 2009

By:Arlindo

'-'

FAGGH disse...

Otimo post parabéns !


www.celebritypoke.blogspot.com

SBIE disse...

Sucesso ai hein!!

Evandro disse...

Entendo sua revolta e concordo com o motivo dela, eu gostaria muito de poder acreditar no governo, e lah no fundo ainda tenho esperancas...

http://jokers.mimhospeda.com/
http://www.radiosagaz.com/